CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é um órgão enigmático, desempenha importantes funções principalmente no homem jovem, quando tem o papel triunfal de produzir o sêmen, líquido que servirá de meio de transporte e permitirá a sobrevivência dos espermatozoides. Entretanto, pode ser o sítio de importantes doenças no homem maduro, como por exemplo o câncer de próstata, tumor maligno mais comum na população masculina, excluindo-se as neoplasias cutâneas.

Avaliação periódica com o Urologista permite o diagnóstico precoce. Os exames iniciais são bastante simples, consistemno toque retal e dosagem no sangue do “Antígeno Prostático Específico” (PSA). Juntos eles podem ajudar a identificar cerca de 75% dos portadores de câncer de próstata, enquanto que isoladamente perdem acurácia.

O diagnóstico é realizado através da Biópsia de Próstata guiada por Ultrassom. A Ressonância Magnética permite identificar com precisão áreas suspeitas de câncer na próstata. Já existe um aparelho que permite a fusão das imagens da ressonância com o ultrassom em tempo real no momento da coleta dos fragmentos prostáticos, tecnologia que permite um diagnóstico mais preciso e acurado da área suspeita de tumor (Biópsia de Próstata com Fusão da Ressonância e Ultrassom).

A extensão da doença é avaliada pelo escore de gleason na biópsia, valor do PSA e exames de imagem como, por exemplo, Ressonância Magnética,Cintilografia Óssea e PET-PSMA. O tratamento depende desta avaliação e abrange desde casos que não precisam ser tratados num primeiro momento, até situações que a terapêutica pouco terá sucesso, por isso a importância do diagnóstico precoce.

A cirurgia, terapias focais, radioterapia, medicamentos e vigilância ativa são opções de tratar este mal.O tratamento cirúrgico com a Prostatectomia Radical é bem indicado para os tumores localizados e para alguns casos selecionados de tumores mais avançados.Neste contexto, destaca-se a Cirurgia Robótica,que se alicerça na interação entre o cirurgião e o robô, que replica com precisão os movimentos da mão humana, apresentando sete graus de liberdade de movimento, ausência de tremor e elevada eficácia. O sistema de vídeo de alta definição (HD) em 3D fornece ao cirurgião uma visão perfeita e ampliada dos órgãos internos, o que permite uma completa ressecção da próstata com o tumor, preservando as estruturas nobres adjacentes, responsáveis pela continência urinária e potência sexual.(clique aqui para acessar o conteúdo de CIRURGIA ROBÓTICA).