Os robôs despertam o nosso imaginário há milhares de anos. Na medicina, os robôs começaram a ser utilizados em procedimentos médicos há cerca de 30 anos.
A Cirurgia Robótica representa a evolução da Cirurgia Minimamente Invasiva, que se iniciou com a Laparoscopia, conhecida também como “Cirurgia por Vídeo”. Permite a realização de procedimentos complexos através de pequenas incisões, por onde se introduz os braços do robô com seus instrumentos.
O sistema robótico se alicerça na interação entre o cirurgião e o robô que reproduz com precisão os movimentos da mão humana, apresentando 7 graus de liberdade de movimento, ausência de tremor e elevada eficácia. O sistema de vídeo de alta definição em 3D fornece ao cirurgião uma visão perfeita e ampliada dos órgãos e estruturas internas.
Atualmente, a Cirurgia Robótica é usada para o tratamento das mais diversas doenças urológicas, desde benignas até os tumores malignos. Os rins, a bexiga, a próstata e toda a cavidade abdominal podem ser acessadas através dos braços do robô com mais precisão e eficácia.
Destaque especial é dado para o tratamento cirúrgico do câncer de próstata. A próstata localiza-se profundamente na pelve, numa região de difícil acesso, inclusive para a cirurgia aberta.
Por outro lado, a plataforma robótica permite um melhor acesso a próstata, que em conjunto com a precisão e a extensa liberdade de movimento dos braços robóticos controlados pelo cirurgião, formam uma combinação perfeita para realizar a Prostatectomia Radical, permitindo retirar toda a glândula com tumor, mas preservar os músculos e nervos adjacentes, responsáveis pela continência urinária e potência sexual.
Cirurgias Realizadas:
• Prostatectomia Radical Laparoscópica Robô-Assistida
• Nefrectomia Parcial Laparoscópica Robô-Assistida
• Nefrectomia Radical Laparoscópica Robô-Assistida
• Cistectomia Radical Laparoscópica Robô-Assistida
• Linfadenectomia Retroperitoneal Laparoscópica Robô-Assistida
• Adrenalectomia Laparoscópica Robô-Assistida